sexta-feira, 31 de agosto de 2012

JUNHO - 2012


Olá  amigos e apoiadores dos projetos da Brasil pela Dignidade (BRpD),

No mês de junho, as Bibliotecas de Rua continuaram no ritmo das cirandas e da contação de histórias. Foi bem divertido!!! As crianças puderam dançar, cantar e também participar como personagens das histórias, segurando seus fantoches e tocando instrumentos musicais. 

 










O projeto Florescer entra numa fase onde os jóvens começam a pensar sobre a sua comunidade e sobre formas de reivindicar seus direitos sem usar a violência. Eles puderam ver filmes e conhecer músicas que falam de  uma realidade parecida com a deles e começar a discutir temas como: preconceito, gravidez na adolescência, a escola,etc. Despois das aulas de ritmo feitas no mês de maio, os jovens  começam a aprender a tocar os instrumentos (latas, galões de água, raladores,etc.) no ritmo das músicas que aprendem e também a cantá-las, já numa dinâmica de cantar e tocar num ritmo e em conjunto, como um grupo musical.


 Na Toca da Liberdade, depois de colocar a segunda lixeira dentro da comunidade, seguimos pensando em maneiras de conscientizar, a partir desses jóvens, sobre a importância de jogar o lixo no lixo e de separar o que pode ser reutilizado. Fizemos uma visita à Faculdade de Medicina de Petrópolis, para que eles pudessem conhecer uma universidade e também as suas chances de poder chegar lá, a partir de um programa que beneficia alunos de escolas públicas chamado PROUNI.  Queriamos sair um pouco da comunidade, fazê-los vivenciar outras coisas e incentivar que continuem estudando, apesar   das muitas dificuldades que enfrentam como a falta de professores. 


 Junho também foi um tempo para conversar sobre as diferentes realidades sociais que existem e em que situações elas se encontram. Nosso desafio é pensar como podemos convidar as pessoas da classe média e alta para  visitar a comunidade e conhecer sua realidade. Muitos  acham que ricos e pobres só se encontram quando o pobre vai trabalhar para o rico. A idéia é promover outros tipos de encontros entres pessoas de diferentes classes sociais. Na última sexta-feria do mês, tivemos a presença da Nely, mãe de duas jovens que participam de nossas oficinas, que nos ensinou a fazer uma bonequinha com lã. Foi bem legal porque um de nossos objetivos é também chegar até as familias desses jovens e ver a Nely com a gente foi como um primeiro passo.




As aulas de  Espanhol tem atraído a curiosidade dos jovens. Muitos pensam que saber uma segunda língua pode ajudá-los a conseguir um emprego melhor no futuro, ao mesmo tempo que duvidam de sua capacidade para aprender um novo idioma. O projeto “Hablemos Español”, busca ensinar de uma forma interativa, usando música, jogos e histórias, para facilitar a aprendizagem e receber qualquer adolescente ou adulto que passe pela porta com vontade de aprender.



 


Esse mês entramos em contato com a Comunidade do Morro dos Anjos não só a partir de nossas atividades. Participamos do Chá de Bebê da Tatiana, que conhecemos há bastante tempo e também fizemos um mutirão para ajudar seu marido, Wagner, a terminar de construir um cômodo de sua casa.




Participamos também da reunião de rede, onde todas as pessoas que realizam trabalho social na comunidade se encontram para tecer laços e unir forças. Cada um contou sobre suas experiências e dificuldades e começamos a pensar juntos  em  maneiras de criar uma rede, que possa trabalhar em conjunto com a comunidade beneficiando a todos os envolvidos.
Junho também foi o mês de dar os primeiros passos para a criação da nossa página web que deve ir ao ar no mês de julho.
 
OBRIGADA POR SUA COLABORAÇÃO !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário